TPP | Transição e Permacultura Portugal

Cada vez mais conscientes, empreendedores, resilientes, simples e felizes!

   O homem do futuro (...) com memória do passado, vai conseguir construir o futuro, ou seja, juntar a cidade e o campo, Gonçalo Ribeiro Telles

   Fale connosco! facilitadorestpp(at)gmail.com  | Book Mind Mapping EU? | Associação TPP Projeto TPP jobs | Artigo em destaque: Dar o exemplo

 

Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

Detalhes do evento

Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

Horário: 2 março 2012 às 21:15 a 20 maio 2012 às 17:00
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda (Paredes)
Rua: Rua Dr. José de Magalhães
Cidade: Paredes
Site ou Mapa: http://41.207694,-8.331027
Telefone: 91 376 2626
Tipo de evento: curso, de, apicultura
Organizado por: Paredes em Transição
Última atividade: 12 Maio, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Sabia que, para produzirem 1 kg de mel, as abelhas têm que efectuar mais de um milhão de voos, numa distância combinada equivalente a 7 voltas ao planeta? 

Em Paredes, alguns membros da associação Paredes em Transição juntaram-se para adquirir alguns enxames, e, de forma comunitária, partilharem as tarefas e os rendimentos das suas colmeias. Será uma oportunidade para aprendermos, mas também para ajudar a disseminar estes conhecimentos. Com este objectivo, estamos a organizar um workshop sobre apicultura que decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de Março; 15 de Abril; e 18, 19 e 20 de Maio, com uma carga horária de 33 horas teóricas e práticas. Este espaçamento ao longo de quase 3 meses permitirá aos participantes acompanhar o calendário apícola e adquirir os conhecimentos de forma prática, trabalhando com as abelhas e aprendendo a desempenhar todas as tarefas necessárias para poderem conduzir, com sucesso, os seus próprios enxames.

Pretende-se que os participantes terminem o curso com a confiança necessária para tratarem os seus próprios enxames, quer como passatempo, quer como uma possível ocupação a tempo inteiro. O workshop será conduzido, em língua portuguesa, por Harald Hafner, apicultor austríaco há muito radicado em Portugal, mestre em apicultura, e com uma vasta experiência profissional em vários ambientes, com diversas raças de abelhas e diferentes tipos de colmeia. As partes teóricas do workshop, nas Sextas-feiras 2 de Março e 18 de Maio, decorrerão no auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda, em Paredes. As partes práticas decorrerão na Quinta da Ameixoeira Torta, em Vandoma, Paredes, onde se encontra o apiário comunitário de Paredes em Transição. O curso terá um custo de 150 Euros e incluirá 12 refeições (4 almoços e 8 lanches). O pagamento inclui, ainda, materiais de documentação e apoio entre-sessões e após o workshop. O equipamento necessário será fornecido pela Associação para utilização ao longo do curso. Inscrições até ao dia 25 de Fevereiro. O pagamento deverá ser feito aquando do acto de inscrição através de transferência bancária para o bancária para o NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP. Os participantes que o desejem poderão adquirir o seu próprio enxame, que poderá ser instalado no local escolhido nas noites de 13 ou 14 de Abril, anteriores à segunda sessão do workshop, a 15 de Abril. Para mais informações, poderá enviar email para: cursosparedesemtransicao@gmail.com
Ou poderá ligar para: 91 376 2626
Mais informação irá sendo disponibilizada aqui.
A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes para adicionar comentários!

Entrar em TPP | Transição e Permacultura Portugal

Comentário de Luís Amaral em 13 março 2012 às 1:32

Há de facto uma "missão" bem mais importante que fazer mel... e retirar justos proveitos dessa actividade.

Manter elevados níveis de insectos polinizadores activos e prósperos é a melhor forma de garantimos uma herança para os nossos amados filhos ou netos, para todas as gerações vindouras e para a sustentabilidade da vida no Planeta.

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 12 março 2012 às 23:58

Obrigado pelas amáveis palavras, Pedro. Tentámos fazer o melhor que pudémos, e foi com uma enorme alegria que o vimos evoluir durante o fim-de-semana, a correr tão bem, à excepção da chuva... esperemos que na tarde do dia 25 consigamos levar o resto do curso a dar os seus primeiros passos com as abelhas...

Um abraço!

Comentário de Pedro Pinheiro dos Santos em 12 março 2012 às 23:09

Boas Miguel,

Não vejo a hora de voltarmos para as abelhas!!!

Quero aproveitar para agradecer o vosso empenho. O curso está a superar de longe as minhas expectativas e acho que não devem parar de o fazer. Vamos fazer mel e simultaneamente fertilizar Portugal.

Um abraço a todos

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 9 março 2012 às 22:47

Já estão, Harald, extremamente activas, e desde a semana passada, talvez com a chuva que caiu, o vale ficou cheio de flores de que se estão a alimentar! É uma delícia para a vista, vê-las a entrar e a sair!

Comentário de Harald Hafner em 8 março 2012 às 7:40
E as abelhas vão estar mais fortes!
Comentário de Luís Amaral em 8 março 2012 às 0:26

Estou nessa 2ª leva!! :-)

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 7 março 2012 às 20:49

Correu extremamente bem!

O interesse neste primeiro curso excedeu bastante as vagas previstas, pelo que teremos um segundo curso, a iniciar no dia 23 de Março!

Mais informações em:  http://paredes-em-transicao.blogspot.com/2012/03/2-workshop-de-apicultura-com-harald.html

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 24 fevereiro 2012 às 23:06

E já só restam 2 vagas!

Harald, por cá os amieiros já estão cheios de pólen, os salgueiros já estão a deitar folha nova e algumas fruteiras já começam a deitar flor! Já se vêem muitas abelhas por aí, especialmente nas flores das favas!

Comentário de Harald Hafner em 23 fevereiro 2012 às 7:16

Aqui na Beira Alta as abelhas estão lentamente a despertar depois do tempo de frio do ultimo mês. Os salgueiros, amieiros, e as avelãs fornecem os com o pólen nutritivo e fresco que precisam para aumentar o ninho e fortalecer a sua cria.......

Até breve em Paredes!!

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 22 fevereiro 2012 às 23:05

Já só restam 5 vagas!

Já só restam 5 vagas para o workshop de apicultura com Harald Hafner em Paredes! Aconselhamos os interessados a entrarem em contacto connosco através do email cursosparedesemtransicao@gmail.com.
Os interessados em adquirir uma colmeia povoada (do Harald), por favor façam-no saber o quanto antes, pois nesta altura o número de colmeias disponíveis é muito limitado.

Comparecer (5)

Poderá comparecer (4)

Não comparecer (4)

Permacultura Global:

Iniciativas Registadas TN:

Portugal

Paredes

Pombal

Portalegre

Sintra

Telheiras

Universidade do Minho

Gaia

Aldeia das Amoreiras

Rio Tinto

Linda-a-Velha

Coimbra

FCUL - Univ. Lisboa

Cascais

Braga

Évora

Caldas da Rainha

Madeira

Planície alentejana

São Brás em Transição

Covilhã

Internacional

Brasil

Global Transition

REconomy Project

Transition Culture

Transition Network

Badge

Carregando...

© 2014   Criado por João Leitão.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço