Rede TPP

Facilitamos a vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades

   Desde janeiro de 2009: Rede TPP | Transição e Permacultura Portugal | Cada vez mais conscientes, empreendedores, resilientes, simples e felizes!

   O homem do futuro (...) com memória do passado, vai conseguir construir o futuro, ou seja, juntar a cidade e o campo, Gonçalo Ribeiro Telles

   Capacitação: Roteiro do Mapeador de Transição | Ciclo Mind Mapping EU | Associação TPP Projeto TPP jobs | Artigo em destaque: Dar o exemplo

 

Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

Detalhes do evento

Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

Horário: 2 março 2012 às 21:15 a 20 maio 2012 às 17:00
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda (Paredes)
Rua: Rua Dr. José de Magalhães
Cidade: Paredes
Site ou Mapa: http://41.207694,-8.331027
Telefone: 91 376 2626
Tipo de evento: curso, de, apicultura
Organizado por: Paredes em Transição
Última atividade: 12 Maio, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Sabia que, para produzirem 1 kg de mel, as abelhas têm que efectuar mais de um milhão de voos, numa distância combinada equivalente a 7 voltas ao planeta? 

Em Paredes, alguns membros da associação Paredes em Transição juntaram-se para adquirir alguns enxames, e, de forma comunitária, partilharem as tarefas e os rendimentos das suas colmeias. Será uma oportunidade para aprendermos, mas também para ajudar a disseminar estes conhecimentos. Com este objectivo, estamos a organizar um workshop sobre apicultura que decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de Março; 15 de Abril; e 18, 19 e 20 de Maio, com uma carga horária de 33 horas teóricas e práticas. Este espaçamento ao longo de quase 3 meses permitirá aos participantes acompanhar o calendário apícola e adquirir os conhecimentos de forma prática, trabalhando com as abelhas e aprendendo a desempenhar todas as tarefas necessárias para poderem conduzir, com sucesso, os seus próprios enxames.

Pretende-se que os participantes terminem o curso com a confiança necessária para tratarem os seus próprios enxames, quer como passatempo, quer como uma possível ocupação a tempo inteiro. O workshop será conduzido, em língua portuguesa, por Harald Hafner, apicultor austríaco há muito radicado em Portugal, mestre em apicultura, e com uma vasta experiência profissional em vários ambientes, com diversas raças de abelhas e diferentes tipos de colmeia. As partes teóricas do workshop, nas Sextas-feiras 2 de Março e 18 de Maio, decorrerão no auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda, em Paredes. As partes práticas decorrerão na Quinta da Ameixoeira Torta, em Vandoma, Paredes, onde se encontra o apiário comunitário de Paredes em Transição. O curso terá um custo de 150 Euros e incluirá 12 refeições (4 almoços e 8 lanches). O pagamento inclui, ainda, materiais de documentação e apoio entre-sessões e após o workshop. O equipamento necessário será fornecido pela Associação para utilização ao longo do curso. Inscrições até ao dia 25 de Fevereiro. O pagamento deverá ser feito aquando do acto de inscrição através de transferência bancária para o bancária para o NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP. Os participantes que o desejem poderão adquirir o seu próprio enxame, que poderá ser instalado no local escolhido nas noites de 13 ou 14 de Abril, anteriores à segunda sessão do workshop, a 15 de Abril. Para mais informações, poderá enviar email para: cursosparedesemtransicao@gmail.com
Ou poderá ligar para: 91 376 2626
Mais informação irá sendo disponibilizada aqui.
A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes para adicionar comentários!

Entrar em Rede TPP

Comentário de Luís Amaral em 13 março 2012 às 1:32

Há de facto uma "missão" bem mais importante que fazer mel... e retirar justos proveitos dessa actividade.

Manter elevados níveis de insectos polinizadores activos e prósperos é a melhor forma de garantimos uma herança para os nossos amados filhos ou netos, para todas as gerações vindouras e para a sustentabilidade da vida no Planeta.

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 12 março 2012 às 23:58

Obrigado pelas amáveis palavras, Pedro. Tentámos fazer o melhor que pudémos, e foi com uma enorme alegria que o vimos evoluir durante o fim-de-semana, a correr tão bem, à excepção da chuva... esperemos que na tarde do dia 25 consigamos levar o resto do curso a dar os seus primeiros passos com as abelhas...

Um abraço!

Comentário de Pedro Pinheiro dos Santos em 12 março 2012 às 23:09

Boas Miguel,

Não vejo a hora de voltarmos para as abelhas!!!

Quero aproveitar para agradecer o vosso empenho. O curso está a superar de longe as minhas expectativas e acho que não devem parar de o fazer. Vamos fazer mel e simultaneamente fertilizar Portugal.

Um abraço a todos

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 9 março 2012 às 22:47

Já estão, Harald, extremamente activas, e desde a semana passada, talvez com a chuva que caiu, o vale ficou cheio de flores de que se estão a alimentar! É uma delícia para a vista, vê-las a entrar e a sair!

Comentário de Harald Hafner em 8 março 2012 às 7:40
E as abelhas vão estar mais fortes!
Comentário de Luís Amaral em 8 março 2012 às 0:26

Estou nessa 2ª leva!! :-)

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 7 março 2012 às 20:49

Correu extremamente bem!

O interesse neste primeiro curso excedeu bastante as vagas previstas, pelo que teremos um segundo curso, a iniciar no dia 23 de Março!

Mais informações em:  http://paredes-em-transicao.blogspot.com/2012/03/2-workshop-de-apicultura-com-harald.html

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 24 fevereiro 2012 às 23:06

E já só restam 2 vagas!

Harald, por cá os amieiros já estão cheios de pólen, os salgueiros já estão a deitar folha nova e algumas fruteiras já começam a deitar flor! Já se vêem muitas abelhas por aí, especialmente nas flores das favas!

Comentário de Harald Hafner em 23 fevereiro 2012 às 7:16

Aqui na Beira Alta as abelhas estão lentamente a despertar depois do tempo de frio do ultimo mês. Os salgueiros, amieiros, e as avelãs fornecem os com o pólen nutritivo e fresco que precisam para aumentar o ninho e fortalecer a sua cria.......

Até breve em Paredes!!

Comentário de Miguel Ângelo Leal em 22 fevereiro 2012 às 23:05

Já só restam 5 vagas!

Já só restam 5 vagas para o workshop de apicultura com Harald Hafner em Paredes! Aconselhamos os interessados a entrarem em contacto connosco através do email cursosparedesemtransicao@gmail.com.
Os interessados em adquirir uma colmeia povoada (do Harald), por favor façam-no saber o quanto antes, pois nesta altura o número de colmeias disponíveis é muito limitado.

Comparecer (5)

Poderá comparecer (4)

Não comparecer (4)

Oferta Rede TPP Leya

O Grupo Leya | D. Quixote oferece um vale de desconto de 5,00 € na compra do livro Modelo de Negócio EU (papel ou ebook) na Leyaonline.

LEYAMNE3SP30K é o código para validar a compra.

A editora oferecerá um livro, a um dos participantes no Ciclo Live Mind Mapping EU, na sessão do próximo dia 7 de outubro.

Mapas TPP jobs

Iniciativas TN:

Portugal

Paredes

Pombal

Portalegre

Sintra

Telheiras

Universidade do Minho

Gaia

Aldeia das Amoreiras

Rio Tinto

Linda-a-Velha

Coimbra

FCUL - Univ. Lisboa

Cascais

Braga

Évora

Caldas da Rainha

Madeira

Planície alentejana

São Brás em Transição

Covilhã

Esposende

Internacional

Brasil

Global Transition

REconomy Project

Transition Culture

Transition Network

Badge

Carregando...

© 2014   Criado por João Leitão.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço