Permacultura Portugal

Cuidar da Terra, cuidar das pessoas, partilhar justamente

Compilação da visão de grupo – Reunião de Pombal 
Reuniu‐se  em  Pombal,  no  dia  18.07.2009,  um  grupo  de  aproximadamente  30  cidadãos,  preocupados 
com  a  necessidade  de  uma  mudança  de  paradigma,  para  discutir  a  possibilidade  da  criação  de  uma 
Associação que fomente a Permacultura em Portugal. 
Os  presentes  nesta  reunião  –  que  contou  com  permacultores  certificados,  permacultores  “intuitivos”  e 
pessoas  de  alguma  forma, pessoal  ou  profissional,  ligadas à  sustentabilidade  e  à  ecologia  –  criaram  uma 
visão conjunta do que se pretende desta nova organização.  
De  ressaltar  que  todos  os  presentes,  unidos  por  uma  mesma  vontade  e  necessidade,  encararam  com 
seriedade  e  entusiasmo  a  necessidade  de  uma  estruturação  de  ideias  e  objectivos  bem  como 
exploraram a criatividade para a criação de iniciativas inovadoras. Assim, resumimos: 
1. Criação  uma  instituição  com  fundamentação  e  organização  legal,  com  objectivos  simples  e 
claros,  baseados  na  ética  e  nas  técnicas  da  Permacultura  como  ferramenta  de  intervenção 
social para o re‐design do actual paradigma; 
2. Deverá  ter  uma  sede  que  poderá  ser  uma  morada  legal,  promover  a  inovação  e  a  interligação 
com outras associações; 
3. Apoiar  a  dinamização  de  projectos  de  Permacultura  e  de  formação  com  o  objectivo  de 
credibilizar  este  movimento  em  Portugal  através  de  “centros  de  aprendizagem  e 
demonstração”; 
4. Fomentar  o  intercâmbio  de  experiências,  trabalho  e  cooperação  entre  os  diversos 
projectos/pessoas a fim de dinamizar o movimento – criar redes; 
5. Recolecção, arquivo e disseminação de toda informação relevante para a Permacultura;  
6. Criação  de  um  WebSite,  desenhado  por  profissionais,  que  estabeleça  um  plataforma  de 
comunicação  assertiva  entre  permacultores  e  sociedade  em  geral.  Este  WebSite  deverá  ser  a 
principal ferramenta de exteriorização organizacional; 
7. Com  base  no  WebSite  e  de  acesso  fácil  e  rápido,  criar  uma  base  de  dados  organizada  de  todos 
os recursos:  
Permacultores e as suas competências; 
Pessoas interessadas em ingressar no mundo da permacultura e as suas competências; 
“Centros de aprendizagem e demonstração”; 
Projectos  em  andamento  e  outros  projectos  de  permacultura  com  a  possibilidade  de 
criação de um “roteiro” e de um “Mapa” da Permacultura em Portugal; 
Técnicas/truques/métodos tradicionais e tecnologias “verdes”; 
Informação  e  assessoria  técnica  sobre  todas  as  áreas  de  intervenção  de  um  design  de 
permacultura (água, solo, fogo, biodiversidade, comunidade, economia, LETS, etc..); 
Eventos e formação; 
Disponibilização  de  bibliografia,  infografia  e  vídeo  internacionais  e  promover  a 
tradução e a publicação de material em português; 
Banco de trabalho/trocas/voluntariado. 
8. Promover uma publicação (revista ou newsletter e/ou fanzine) periódica, 
9. Informação e eventos de “Peak oil training” e Transition Towns. 
10. Promover a formação de grupos/associações/redes de desenvolvimento local; 
11. Fomentar  eventos,  contactos  e  sinergias  que  promovam  a  Permacultura  nos  meios 
universitários, políticos e sociais;  
12. Disponibilização  de  legislação  e  informação  legal  aos  associados  bem  como  a  intervenção 
institucional juntos dos órgãos governamentais, regionais, associativos e instituições de ensino;  
13. Interlocução com a sociedade através de uma correcta transmissão da definição e da ética da 
Permacultura, criar influência social e aprovar, em sintonia, uma “voz única” que represente a 
Permacultura em Portugal; 
14. Refira‐se que todos estes passos deverão ser dados através de uma reflexão que contemple a 
visão  agora  compilada,  a  visão  de  todos  os  permacultores  certificados  e  diplomados  em 
Portugal, a tutoria dos criadores da Permacultura e de um plano estratégico. 

Texto 1 – Acrescento da reunião do “Grupo Dinamizador” de 21.07.2009 
1. Utilizar  apoios  exteriores  (universidades  e  centros  de  investigação)  para  investigação  e 
desenvolvimento  de  questões  ligadas  ao  desenvolvimento  da  Permacultura  e  estabelecer 
protocolos de ensino; 
2. Criação  de  uma  Comissão  de  Avaliação  de  projectos  e  “Centros  de  aprendizagem  e 
demonstração”; 
3. A base de dados de projectos deverá conter a descrição de cada projecto focalizando que áreas 
da permacultura que cada projecto abarca; 
4. O  Website  deverá  ser  concebido  com  áreas  restritas  para  permacultores,  com  passwords, 
sobretudo na área de publicação e poderá ter diferentes níveis de acesso; 
5. Que esta nova organização seja pautada por uma representação nacional e não apenas por 
indivíduos de uma determinada região; 
6. Que o Fórum Permacultura Portugal não seja considerado uma “erva daninha” e sim uma 
ferramenta positiva que deverá ser adequada à nova visão conjunta dos objectivos que serão 
traçados daqui por diante; 
7. Tornar a organização portuguesa num Ícon de organização internacional, 
8. Que  a  criação  desta  nova  base  organizacional  seja  viva  e  versátil  para  facilitar  a  sua 
continuidade mesmo com a inevitável e positiva mudança de actores internos. 

Tags: associação, permacultiura, pombal, visão

Reply to This

Replies to This Discussion

Olá Chris
Confesso-me surpreendida e "apanhada" dentro dos meus preconceitos. A minha familia é da zona de Pombal. Durante longos anos pensei na possibilidade de me instalar nos seus terrenos para fazer agricultura biológica (só mais recentemente descobri a permacultura). Optei por não o fazer (em várias ocasiões) por, entre dificuldades familiares, olhar em volta e sentir um deserto, sem ninguém para partilhar experiências e visões do mundo. Fico feliz por essa reunião ter acontecido em Pombal. Continuo no entanto com a mesma interrogação: onde estão esses 30 fantásticos cidadãos??? A minha familia é S. Tiago de Litém.

Reply to This

Boas Chris,

Gostei muito do resumo e principalmente do seu conteúdo, com pontos muito importantes. No que ao ponto 4 e 7 diz respeito posso contribuir com a minha experiência e algum trabalho que já tenho realizado no âmbito de um outro projecto em que estive envolvido. A minha proposta é que vejam este software: http://www.liferay.com/web/guest/products/portal/features para a criação de um portal e uma intranet. A instalação, manutenção e parametrização pode ser feita sem problemas por nós no âmbito de um serviço que estou a trabalhar para disponibilizar brevemente e que precisamente pretende ofereçer a custo quase zero ferramentas do tipo intranet, reuniões por web conference, etc etc. Tudo integrado e fácil de usar como uma forma de trabalhar utilizando recursos já existentes, na sua maioria opensource.

Tenho também já feito algum trabalho no que diz respeito à criação de uma aplicação que permita a gestão de um Banco de trabalho/trocas/voluntariado. Acho muito interessante a ideia de as organizações organizarem bancos de voluntários e trocas de trabalho como forma de criar-se uma economia diferente e mais justa, onde as pessoas são compensadas pelo que realmente produzem.

José Cordeiro

Reply to This

Reply to This

RSS

Como usar/How to use Ning?

Music

Loading…

Badge

Loading…

© 2010   Created by João Leitão on Ning.   Create a Ning Network!

Badges  |  Report an Issue  |  Privacy  |  Terms of Service

Sign in to chat!