Seixal e arredores: Desenvolvimento de Iniciativas de Transição

Informação

Seixal e arredores: Desenvolvimento de Iniciativas de Transição

Esta iniciativa é uma "Temporary Initiating Hub" de acordo com a definição do Transition Primer da TransitionNetwork.org, para a zona do Seixal. Pode incluir povoações contíguas à área e fora do concelho do Seixal; Quinta do Conde, por exemplo.

"[...]the "Temporary Initiating Hub" - made up of a collection of acquainted individuals work with each other to help set up "local transition initiatives" in their home communities. As the initiatives arise, the hub gradually disbands.[...]"

Local: Seixal e arredores
Membros: 11
Última atividade: 3 Jun, 2012

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Seixal e arredores: Desenvolvimento de Iniciativas de Transição para adicionar comentários!

Comentário de Julio Carvalho em 3 junho 2012 às 22:30

Olá Amparo,

 Temos mais pessoas interessadas e gostariamos de poder formar um grupo, gostariamos muito de te ter connosco. Seria excelente se podessemos contar contigo no dia 15 de Junho às 21h. Ficam os meus contactos para outras alternativas se esta data não for conveniente, ou simplesmente combinarmos um encontro no Seixal, para uma coversa descontraida sobre o que estamos a fazer e poderemos fazer.

juliofc@gmail.com, 919775171

Tudo de bom

Júlio

Comentário de Pedro Palhoto em 3 junho 2012 às 21:36

Olá Amparo, o grupo existente até ao momento na zona do Seixal está focado em três grupos de trabalho (GTs). Nenhum dos GTs se focam em cultivo, existem poucos elementos de momento. Se tu e outras pessoas quiserem avançar com um GT de cultivo/hortas comunitárias, coordenaremos esses esforços nos outros grupos de trabalho. Os grupos de trabalho atuais são: Sensibilização e Contactos; Mobilidade Suave; e Plataforma de Serviços.

A próxima reunião será dia 15 de Junho e, vai ser exibido o filme In Transition 2.0 no dia 30 de Junho às 14h00 no Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades.

Comentário de Amparo Losana em 3 junho 2012 às 20:07

Olá a todos. Sou Amparo e moro no Seixal, Seixal. Gostava de encontrar neste grupo algúm sítio para podermos compartilhar um bocadinho de solo e cultivar. 

Bem hajam

Comentário de Julio Carvalho em 12 abril 2012 às 14:23

Olá a todos,

 

Tenho feito uns contactos informais e sugerido a subscrição deste grupo, penso que devemos avançar por aqui durante mais um tempo. Podemos ir discutindo algumas ideias e depois  marcar um encontro.

A ideia é fazermos coisas em conjunto, temos pois de primeiro conhecer essas ideias.

Pelo meu lado penso que devemos encontrar projectos realizaveis, sejam eles de permacultura ou outras inciativas no ambito da transição. Devemos fazer um esforço em casos concretos onde ideias postas no terreno implicam dificuldades a remover e é justamente isso que pensamos, em conjunto ser mais fácil. Temos de ver os espaços que já existem, mais genéricos onde podemos discutir aspectos mais teóricos e de informação. Poderemos também voltar a esses espaços para obter ajuda. Enfim, é necessário que funcionemos verdadeiramente em rede e nos organizemos para com o menor dispendio de energia possivel fazermos coisas. Rede, Concretização, Eficiência sãoos apelos que aqui quero deixar.

A Rede é uma atividade pulsante convergindo e expandindo (divergindo) temos de a ativar e usar.

Um abraço

Comentário de Pedro Palhoto em 5 abril 2012 às 3:15

Para não faltarem portas de entrada para os meus vizinhos de Pinhal de Frades, criei o respectivo grupo esboço aqui nesta rede: http://permaculturaportugal.ning.com/group/pinhal-de-frades-seixal

Comentário de Pedro Palhoto em 5 abril 2012 às 2:43

Acabei de criar o grupo esboço no Facebook sobre a iniciativa de transição de Pinhal de Frades: https://www.facebook.com/groups/253032271458697/ . Talvez um screening do "In Transition 2.0" para começar.

Comentário de Julio Carvalho em 27 março 2012 às 1:19

Pedro,

Considero muito importante esta proposta e gostaria de estar nesta iniciativa para fazer crescer um grupo local que possa participar de forma activa neste movimento. Penso que se nos juntarmos tirando o beneficio da proximidade poderemos com menos esforço e de forma mais eficaz dar a nossa contribuição. Estou certo que poderemos contar com a ajuda de muitos outros amigos desta rede e da nova rede para nos apoiarem.

Um forte abraço

 


Mapper
Comentário de João Leitão em 24 março 2012 às 0:02

Força Pedro!

Comentário de Pedro Palhoto em 23 março 2012 às 23:35

Planeio fazer parte da iniciativa de transição de Pinhal de Frades (freguesia da Arrentela) quando houver massa crítica para arrancar. Se houver mais alguém deste bairro do Seixal, que me envie uma mensagem ou escreva um comentário aqui neste grupo.

Para info adicional, Nuno Moreira já criou uma iniciativa, mas é mais dirigido aos mais novos, o EcoPinhal, um grupo que também está presente aqui neste site.

Comentário de Pedro Palhoto em 23 março 2012 às 23:30

Activei a opção de aceitar membros novos automaticamente, mas parece não estar a funcionar. Não tinha colocado logo na criação.

 

Membros (11)

 
 
 

Publicidade

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2017   Criado por João Leitão.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço