Transição e Permacultura Portugal

Cada vez mais conscientes, ousados, resilientes, simples e felizes!

O homem do futuro (...) com memória do passado, vai conseguir construir o futuro, ou seja, juntar a cidade e o campo, Gonçalo Ribeiro Telles

Sítio na Internet da Associação TPP. | gMinds TPP - Empresa de Transição. | Tertúlias Mapear Auto-eficáciagmindstpp(at)gmail.com 

PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural

Aqui pode conhecer a legislação que regulamenta as várias Medidas, obter os formulários de candidatura, saber quais os concursos que estão abertos, ter acesso a um conjunto de informação útil e conhecer as últimas novidades sobre o PRODER.

Este divide-se em 4 temas;
Competitividade - onde se inclui a famosa medida do Jovem Agricultor
Sustentabilidade e Espaço Rural - essencialmente medidas agro-ambientais
Dinamização de Zonas Rurais
Conhecimento e Competências

Neste momento estou a fazer a minha candidatura para Jovem Agricultor (- de 45 anos)
e a candidatura de um primo meu para melhoria de um Terreno Florestal

a elaboração das candidaturas muitas vezes é comparticipada
para mais informações especificas contactem me

Tags: Agricultor, Fundo, Jovem, fundos, proder, subsídios

Exibições: 4809

Respostas a este tópico

Olá Nuno

A viabilidade económica apenas é um factor decisivo para as medidas de jovem agricultor e para as medidas de viabilização e capacitação de empresas.

Para os projectos de turismo ou ligados à protecção da biodiversidade autóctone, a viabilidade é considerada apenas como elemento de hierarquização de candidaturas.

posso deixar algumas medidas relacionadas com o que falaste:

Protecção da Biodiversidade Doméstica - Link - Relembro que esta medida, por compromissos de boas praticas agrícolas exige um encabeçamento por ha nunca superior a 2 ou 3 Cabeças Normais, ou seja para o teu espaço, meio hectare só podias ter uma ou uma e meia... agora tens de ver nesta tabela quantas cabeças normais (CN) valem o os animais que querias criar.

Para os projectos ligados à componente turística tens várias opções;

Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola . Link

Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer . Link

quanto às barreiras legais exigidas , haveremos de resolver isso com alguma criatividade ;)
Saudações a todos! Bem hajas Pedro por partilhares esta informação. Eu já há anda a pensar a candidatar-me ao PRODER para aí há 2 anos, mas sendo eu da área artística e com medo das partes burocráticas, precisava de ajuda de alguém com experiência na elaboração destas candidaturas. Pelo que li tu és a pessoa indicada! Entretanto já fiz contactos com o MA e algumas associações sobre o PRODER, e fiquei sempre a desejar mais. Gostava de alguma maneira entrar em contacto contigo, se possivel por via telefónica ou pessoalmente. Gostava de me candidatar ainda esta ano. A minha seria um projecto integrado e que de alguma forma fugisse da monocultura. Depois posso-te explicar melhor o que tenho em mente se quiseres, para não estar aqui a escrever uma "Bíblia". Abraços
olá Pati...

Compreendo a tua posição, que é mais ou menos generalizada em muitos meios rurais, creio que muitas vezes estes conflitos entre tecnico/agricultor devem-se a uma deficiente comunicação entre ambos,

Achei muito interessante a tua frase "O sistema que está feito para ajudar os grandes" e gostava de comentar
Em tempo fiz parte de um relatório de avaliação de algumas medidas da PAC (subsídios) e como elas eram aplicadas no nosso país. A minha conclusão num sentido mais lato, é que a PAC está-se a virar cada vez mais para a Permacultura! é verdade! toda a componente ecológica e de sustentabilidade do meio é bem maior que a componente competitividade, É claro que a dimensão importa, importa em 2 sentidos: se quiseres fazer um jovem agricultor, tens de ter dimensão económica para conseguires um salário e meio por mês no final do projecto. Por outro lado, se quiseres um projecto florestal, convém ter no mínimo 25 ha, tirando essas duas excepções a ajuda por ha até diminui com o crescimento da área...
o resto é criatividade...
...use your imagination...
Olá Pedro!
Estive a ler atentamente algumas dos seus posts e como estou interessado em candidatar-me à medida relacionada com o Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer (Turismo em Espaço Rural) queria perguntar-lhe se a sua empresa e o Pedro elaboram candidaturas para esta área?
Posso contactá-lo através do site projhectare?
Cumprimentos
Olá Pedro.

Estou muito interessado em fazer um projecto de Apicultura.
Será que me pode ajudar?

Uma das dúvidas que tenho é referênte ao montante que terei que fazer no investimento.
Tem algum valor minimo?
Qual?

Obrigado
Olá Humberto

Se for para Jovem agricultor não há valor mínimo de Investimento, em apicultura então já vi alguns projectos a não declarar investimento.
Bom dia Pedro, ao fazer pesquisas sobre candidaturas ao PRODER encontrei-te, pretendo candidatar-me as acção 113 e 111, tenho um aherdade de 8ha e mais com possibilidade de aumentar mais 6ha.

Estou a fazer o plano e preenchimento da candidatura sozinha, contudo, tenho tido algumas dividas. Será que me podes auxiliar?

Pretendo fazer recria engorda de animais em regime semi intensivo em pastoreio. Será que posso ter 100 animais em 14ha? metade desses animais serão vacas aleitantes e a outra metade novilhos para engorda com 6 meses de permanência na exploração.

Agradecia que me desses algumas dicas.

Obrigada pela atenção
Olá Yara
dizes que os animais ficam apenas 6 meses na exploração... e onde ficam os outros 6 meses?
Os animais são teus?
Olá Ricardo,
Respondendo a tua questão,os 6 meses na exploração seria o tempo de permanência dos novilhos para recria e engorada. Pois enquanto não tivermos um efectivo de aleitantes com capacidade reprodutiva suficiente para sustentar a empresa, devemos recorrer a engorda de novilhos adquiridos ao desmame a outros produtores.
É assim, os novilhos engordam 6 meses na exploração e depois vao para abate, entretanto, reponho logo outros para engorda durante mais 6 meses, e assim consecutivamente. Já tenho contacto com matadouros nacionais e também um revendedor de carne num pais africano. Os novilhos a serem criados na exploração serão para gado de carne com a finalidade de vende-los como vitelão.
Ainda não tenho animais, só tenho a terra. Mas quando adquirir os animais, esse será o nosso método do produção.
parece me ser um encabecamento muito grande para a area, ja fizeste essas contas? pareceme ser um n de cabecas normais por ha muito elevado.
quanto a parte leiteira, ja viste qual o investimento de uma sala de ordenha com todas as exigencias veterenarias e higienicas ? equipamentos refrigerados para guardar o leite, pelo m,enos duas fontes de energioa diferentes de modo a evitar acidentes... etc

RSS

Fórum de discussão

Petição Banco/Bols de Terra Pública

Iniciado por paulo jorge morgado jacinto. Última resposta de Pedro Manuel 5 Jan, 2012. 3 Respostas

duvidas sobre icentivos para turismo rural

Iniciado por ana lara laranjeira nunes. Última resposta de Nuno 2 Out, 2010. 1 Resposta

Novos povoadores e afins -

Iniciado por Sara Vapaos. Última resposta de Sara Vapaos 26 Jul, 2012. 25 Respostas

Subsidios Proder

Iniciado por Pedro Franco. Última resposta de André Lemos 2 Mar. 54 Respostas

Permacultura Global:

Iniciativas Registadas TN:

Portugal

Paredes

Pombal

Portalegre

Sintra

Telheiras

Universidade do Minho

Gaia