A Responsabilidade das novas gerações na cocriação da Transição para as Sustentabilidades

Vivemos desafios extraordinários. A nossa sociedade, portuguesa e europeia, faz parte de uma aventura humana, de uma civilização, que foi capaz de construir os espelhos, com que já podemos observar, o legado que deixámos ao futuro, e que temos a oportunidade de reescrever. Com coragem.

Precisamos de uma nova prosperidade, que inclua todas as dimensões do que é ser humano num planeta finito. Intuitivamente, sabemos que temos que nos reinventar, reinventar sistemas, novas formas de mensurar objetivos coletivos de longo prazo. O universo pede-nos coragem, idealismo, mas também muita objetividade.

Sermos pragmáticos, significa cada um fazer o seu papel o melhor que sabe e pode, reconhecendo que outros terão outras tarefas, mas que é possível imaginar e concretizar um futuro com propósito e sentido coletivamente, mesmo quando aparentemente, realizamos projetos diversos.

Na Rede e na Associação TPP, levamos a capacitação e a atitude empreendedora muito a sério. Por isso,
criámos o Roteiro do Mapeador de Transição e o Projeto TPP jobs, que facilitará o despertar para o potencial que todos temos para imaginar, trabalhar em equipa e concretizar Projetos Sustentáveis. Para trabalharmos inspirados.

Mapear, significa sermos cada vez mais capazes de transformar sonhos de mudança, em realidades concretas. Palavras, em resultados. É sermos mais eficazes a aprender, planear, orçamentar, comunicar, colaborar, decidir, inovar e vender o que merece fazer parte do futuro. Mapear é sermos capazes de nos organizarmos de forma natural e divertida. Organizar uma viagem; aula; apresentação; mudança de casa ou país; uma nova cooperativa, empresa ou associação; livro; horta urbana; projeto ambiental. Não há limites..

Já não há muito mais tempo para desculpas. É o momento para nos elevarmos moralmente e como Empreendedores de Transição!

Grande abraço!

Exibições: 727

Tags: liberdade, permacultura, permaculture, portugal, transition, transição

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Publicidade

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2017   Criado por João Leitão.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço