A Responsabilidade das novas gerações na cocriação da Transição para as Sustentabilidades

Vivemos desafios extraordinários. A nossa sociedade, portuguesa e europeia, faz parte de uma aventura humana, de uma civilização, que foi capaz de construir os espelhos, com que já podemos observar, o legado que deixámos ao futuro, e que temos a oportunidade de reescrever. Com coragem.

Precisamos de uma nova prosperidade, que inclua todas as dimensões do que é ser humano num planeta finito. Intuitivamente, sabemos que temos que nos reinventar, reinventar sistemas, novas formas de mensurar objetivos coletivos de longo prazo. O universo pede-nos coragem, idealismo, mas também muita objetividade.

Sermos pragmáticos, significa cada um fazer o seu papel o melhor que sabe e pode, reconhecendo que outros terão outras tarefas, mas que é possível imaginar e concretizar um futuro com propósito e sentido coletivamente, mesmo quando aparentemente, realizamos projetos diversos.

Na Rede e na Associação TPP, levamos a capacitação e a atitude empreendedora muito a sério. Por isso,
criámos o Roteiro do Mapeador de Transição e o Projeto TPP jobs, que facilitará o despertar para o potencial que todos temos para imaginar, trabalhar em equipa e concretizar Projetos Sustentáveis. Para trabalharmos inspirados.

Mapear, significa sermos cada vez mais capazes de transformar sonhos de mudança, em realidades concretas. Palavras, em resultados. É sermos mais eficazes a aprender, planear, orçamentar, comunicar, colaborar, decidir, inovar e vender o que merece fazer parte do futuro. Mapear é sermos capazes de nos organizarmos de forma natural e divertida. Organizar uma viagem; aula; apresentação; mudança de casa ou país; uma nova cooperativa, empresa ou associação; livro; horta urbana; projeto ambiental. Não há limites..

Já não há muito mais tempo para desculpas. É o momento para nos elevarmos moralmente e como Empreendedores de Transição!

Grande abraço!

Exibições: 719

Tags: liberdade, permacultura, permaculture, portugal, transition, transição

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Publicidade

Economia de Transição

Procuramos Empreendedores Sociais!

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Somos parceiros da Focuspriority, focada na aplicação de Mapeamento de Conhecimento à Auto­eficácia de Empreendedores, na Modelagem de Negócios Verdes e Gestão da Inovação.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!



Procuramos Empreendedores Sociais!

Aceita o desafio! Candidata-te! 

© 2017   Criado por João Leitão.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço