A Região de Leiria será uma referência nacional, europeia e mundial...

O Projeto gMinds tem como missão, facilitar maior motivação, trabalho de equipa e eficácia na gestão do conhecimento e aprendizagem das pessoas ao longo da vida.

Aplicado ao planeamento regional e urbano, em particular, ao Pinhal Litoral - NUTS III - Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, no contexto da Transição para uma Economia e Cultura Pós-carbono, o Projeto gMinds é um facilitador do Mapear Empreendedorismo de Trans...

Em 2013, são evidentes desafios em Portugal, na Europa e no Mundo, no âmbito económico-financeiro, sócio-cultural, energético e ecológico, que sugerem repensar e reinventar sistemas que respondam de forma inclusiva, dentro dos limites naturais do Planeta, às genuínas necessidades dos nosssos concidadãos, e em geral, de todos os seres humanos e não humanos.

A escala regional, parece adequada à cocriação de uma Visão Estratégica, capaz de liderar as soluções glocais com futuro. O Projeto gMinds PINHAL LITORAL, libertará o potencial criativo para o desenvolvimento de Empresas de Transição.

De acordo com o Reconomy Project da Transition Network, premiada recentemente pelo Comité Económico e Social da União Europeia, uma Empresa de Transição (ET), é uma entidade financeiramente viável, que responde a uma necessidade comunitária real, que gera benefícios sociais, e que tem impactos ecológicos positivos, ou pelo menos, neutros.

Pretendemos, com esta oportunidade be-IN Leiria, dar o pontapé de saída para o estabelecimento de parcerias, que transformem as empresas existentes e os novos empreendimentos, em Empresas de Transição, isto é, Modelos de Negócio autenticamente sustentáveis em todas as dimensões, pelo bem de tudo e de todos.

No Projeto gMinds TPP, estamos a desenvolver um conjunto de cursos inovadores em Portugal, para transferir conhecimento, sobre aplicações de mapas cognitivos a objetivos educacionais e empresariais.

Os cursos sobre Mapeamento de Projetos, são uma resposta à urgência dos gestores, técnicos e empresas aprenderem, planearem, orçamentarem, comunicarem, colaborarem, decidirem, inovarem e venderem com maior eficácia.

Formadores:

Miguel Matias

É Economista ligado ao setor bancário há cerca de 15 anos. É também Professor universitário nas áreas de Finanças e Empreendedorismo e membro do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Leiria. Licenciado em Economia, Mestre em Ciências Económicas e Doutor em Gestão.

Acompanhou nos últimos 10 anos a criação e desenvolvimento de mais de uma centena de pequenos negócios, apoiando na dotação dos seus planos de financiamento aos investimentos propostos. Tem participado como formador e tutor em iniciativas de fomento do empreendedorismo em diversas escolas e associações empresariais.

João Leitão

É Empreendedor Social gMinds TPP com frequência universitária em Gestão e Psicologia. É co-fundador do Projeto gMinds e do Projeto Coisas do Vizinho, sócio-fundador da Associação Pombal em Transição e criador e facilitador da Rede Social Transição e Permacultura Portugal. Presidente da Direção da Associação TPP.

É o único Mindjet Certified Trainer da Península Ibérica. Considera fundamental e urgente a cocriação de Empresas de Transição.

Exibições: 986

Tags: batalha, de, empreendedorismo, gminds, grande, leiria, litoral, marinha, mós, permacultura, Mais...permaculture, pinhal, pombal, porto, portugal, transition, transição

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC


Mapper
Comentário de Facilitadores EBC em 22 fevereiro 2013 às 8:49
Rodrigo, o conceito de empresa de transição, está definido e operacionalizado com detalhe pelo Projeto Reconomia da Transition Network. Por acaso, concordamos e gostamos. Nós não dependeremos de entidades internacionais porque é giro. Se é bom aproveitamos. Se fizermos melhor, será orgulhosamente "made in portugal" :)
Comentário de Rodrigo Santana em 21 fevereiro 2013 às 18:30

Empresas de transição??

O termo que é frequentemente usado é "Empresa Social"

Elas são definidas, de acordo com o Social Enterprise London, entidade inglesa que atua no apoio ao desenvolvimento de empresas sociais em Londres, como “empresas criadas para combater alguma necessidade social ou ambiental, que reinvestem os lucros na própria organização com o objetivo de aprofundar o seu impacto social, ao contrário de negócios típicos caracterizados pela venda de produtos e serviços visando apenas o ganho financeiro.

Comentário de Paula Silva em 21 fevereiro 2013 às 10:51

Parabéns! :)

Comentário de Ana Cristina F. Almeida em 20 fevereiro 2013 às 22:15

«O que falta para vivermos melhor?» nas outras regiões, é o pretexto para empreendermos transições. Precisamos ser resilientes! Queremos ser felizes!

Venham até "nós" =)


Mapper
Comentário de João Leitão em 20 fevereiro 2013 às 22:08


Mapper
Comentário de João Leitão em 20 fevereiro 2013 às 21:51

Gabriel, uma Empresa de Transição, ou seja:

 "Uma Empresa de Transição (ET), é uma entidade financeiramente viável, que responde a uma necessidade comunitária real, que gera benefícios sociais, e que tem impactos ecológicos positivos, ou pelo menos, neutros."

Comentário de Gabriel de Almeida Soares em 19 fevereiro 2013 às 12:47

Olá,

Acho que não percebi bem o que é o GMinds... É uma empresa?

Publicidade

Economia de Transição

Procuramos Empreendedores Sociais!

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Somos parceiros da Focuspriority, focada na aplicação de Mapeamento de Conhecimento à Auto­eficácia de Empreendedores, na Modelagem de Negócios Verdes e Gestão da Inovação.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!



Procuramos Empreendedores Sociais!

Aceita o desafio! Candidata-te! 

© 2017   Criado por João Leitão.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço