Querem participar no início do Movimento Transição em Portugal?

Olá a todos,

É com grande satisfação que partilho a discussão dum evento, que poderá ser um passo muito importante, na concretização do Movimento de Transição em Portugal.

De facto, estão criadas as mínimas condições para discutir com muita seriedade, o diagnóstico da actual situação social e ambiental da humanidade, e dos portugueses em particular, e sobretudo, as soluções que poderão fazer com que o nosso futuro colectivo possa ser uma obra magnífica a ser criada, e não algo assustador a ser temido.

Temos local, temos pessoas. Vamos mostrar aos portugueses, que a sociedade civil, tem o poder para mudar para melhor. Vamos criar sistemas que nos coloquem em sintonia com a Natureza e nos façam felizes! Vamos fazer acontecer!

Peço-vos que participem activamente, tornando o programa do Encontro o mais interessante possível, para que, mais do que palavras, passemos rapidamente para uma acção vigorosa, na construção dum país e dum mundo melhor!

Obrigado pela atenção.

Discussão em: http://permaculturaportugal.ning.com/group/transitionportugal/forum...

João Leitão

Exibições: 392

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de Filipa em 18 dezembro 2009 às 13:48
Olá Dora,

Sim eu percebo-te quando dizes que muita gente se predispõem a abandonar uma vida, o seu próprio pensamento, em troca de seguir um caminho que alguém lhe propôs... Também não concordo nada com isso... aliás sempre tive alguns problemas com o conceito de seguir aquilo que está estabelecido sem questionar... e confesso-te que a base de ideias do Sr. Rob Hopkins me agrada mis do que a visão do Sr. Peter Jackson....Mas no entanto questiono-me se terei percebido bem as ideias expostas?!

e questiono-me porquê? porque vejo-me a ser bombardeada todos os dias com ideias que se denominam: de esquerda; de direita; com base no capitalismo; com base no socialismo, ideias que defendem o proletariado; que apoiam o desenvolvimento; que apoiam o desenvovimento sustentável!!! Bom ....fico completamente confundida, e acho que os ideais que deram origem a estes movimentos estão hoje em dia ultrapassados e desvirtuados....

A ideia dos movimentos de transição, parece-me que pertende quebrar com estas ideias estabelecidas pela sociedade moderna... Mas tal como tu (Dora) disses-te é bom que saibamos aquilo que defendemos... Será que o conceito está bem apreendido?!

por isso volto a propôr, seria assim tão precipitado convidarmos alguns deste intervinientes para virem a Portugal exporem as suas ideias e projectos??

Só para finalizar, eu penso que ao existir vontade, penso que se conseguiria pensar/concretizar uma aldeia de transição...a minha proposta anterior tem a ver o o conceito de transição em mais larga escala (conceito que me assuta um bocado)....
Comentário de Filipa em 16 dezembro 2009 às 18:07
Olá Dora,

Vi o teu comentário... espero que tenha conseguido passar a mens. de que ainda sou muito novinha nesta comunidade, e tenho andado a tentar pesquisar e perceber as ideias desenvolvidas por outras pessoas/ grupos...Acho que apenas assim, conseguirei no futuro encontrar o meu próprio caminho...

Também não concordo com sistemas generalistas aplicados tipo "carimbo", a qualquer grupo social ou comunidade!!! Mas não será produtivo ouvir e perceber ideias desenvolvidas pelas diversas pessoas/organizações já espalhadas por esse mundo a fora??

Do meu ponto de vista, não existem fórmulas milagrosas, não existe nenhuma vertente que se consiga aplicar mundialmente de forma restrita...Mas talvez possa colocar as coisa de outra forma: "posso ver num livro de culinária uma receita que me interesse, mas quando cozinhar, meto-lhe os ingredientes que me apetecer" (isto era só para não estar a utilizar o mesmo eufesmismo que o João) :)

Mapper
Comentário de João Leitão em 15 dezembro 2009 às 18:42
Olá Dora,

Percebo a tua questão. É uma opção de cada pessoa ou grupo querer ou não aderir ao Movimento de Transição. Já conheço razoavelmente os princípios, objectivos do movimento e a personalidade anti-ego do Rob. Eu prefiro, se possível, aderir a um movimento com estas características, em que de facto há espaço para muita criatividade e adaptação ao local específico. Não há uniformização no mau sentido, há ideias e métodos partilhados que dão coerência aos vários grupos a nível mundial. Se não fosse esse o caso, jamais me interessaria aderir a algo que já existe. Não precisamos que nos digam como fazer as coisas, mas não gosto de perder tempo a inventar a roda, quando ela já foi inventada, ainda que depois possa produzir uma roda com a minha assinatura...
Comentário de Filipa em 13 dezembro 2009 às 17:36
Obrigado João,

Olha a informação que eu tive a ver está relacionada com uma palestra de um Sr. chamado Peter Joseph

http://chapters.thezeitgeistmovement.com/wa/index.php?option=com_co...

mas é um conceito bastante mais complexo do aquele defendido pelo Rob Hopkins... (bom pelo menos para mim)...

quando puderes dá uma vista de olhos e diz-me o que axas??

Mapper
Comentário de João Leitão em 13 dezembro 2009 às 16:19

Mapper
Comentário de João Leitão em 13 dezembro 2009 às 16:17
Olá a todos,

Este blog post visa promover a discussão que decorre no link apresentado.

Filipa,

O Movimento de Transição (desconheço muito do que é proposto no "zeitgeist movement") propõe precisamente uma progressiva descentralização, ou localismo, se preferires, para que se consiga resiliência face a choques externos, nomeadamente, o pico do petróleo e as alterações climáticas.

O Rob Hopkins, um dos co-fundadores do Movimento Transição, era e creio que ainda é, professor de Permacultura...

Se calhar este Movimento, é o verdadeiro espírito da época...
Comentário de Filipa em 13 dezembro 2009 às 10:38
Olá João,

Comecei a investigar um pouco acerca do movimento de transição, há pouco tempo... e obviamente que gostaria de colocar algumas duvidas... Até agora, segundo percebi, o "the zeitgeist movement" é que está a ser o motor desta ideologia, e embora me tenha impressionado com muitas das ideias expostas, terei também de dizer que outras me trazem alguma apreensão. Tal como a centralização de várias decisões atravèz de uma base de dados mundial!!

Obviamente, a minha investigação não foi profunda, e provavelmente alguns conceitos não terão sido bem compreendidos, e é por isso que deixo aqui a ideia:

- Então e se convidássemos o movimento Zeitgeist a Portugal, para poderem expor melhor as suas ideias??!!

P.S desculpem lá o descaramento da proposta

Publicidade

Economia de Transição

Procuramos Empreendedores Sociais!

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Somos parceiros da Focuspriority, focada na aplicação de Mapeamento de Conhecimento à Auto­eficácia de Empreendedores, na Modelagem de Negócios Verdes e Gestão da Inovação.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!



Procuramos Empreendedores Sociais!

Aceita o desafio! Candidata-te! 

© 2017   Criado por João Leitão.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço