Tomar partido pela Transição para as Sustentabilidades!

Quando no final de 2007, ficou claro para mim, o que deveria fazer para dar um contributo para um mundo melhor, existia uma ingenuidade moderada, mas alguma atenção. Quando em janeiro de 2009, no seguimento do meu curso em design de Permacultura, decidi criar esta Rede, sabia razoavelmente os obstáculos que encontraria, mas a realidade superou a minha imaginação.

Literalmente, contra tudo e contra todos (não por opção minha), fui fiel às minhas crenças e visão do futuro. Muitos membros sabem do que estou a falar. Ao não conseguirem controlar esta plataforma, as estruturas de poder que dominam a sociedade portuguesa, usaram e usam métodos para destruir a minha pessoa, viciados que estão nos velhos jogos de poder.

Só vou escrever isto uma vez. Não há nem haverá qualquer aproximação possível, com entidades parecidas com pessoas, que foram atores e ou cúmplices de comportamentos amorais e imorais.

Passados 6 anos, a Rede de que sou responsável, tem 6.000 membros, e para além de ter vencido o medo, continuo com cada vez mais vontade de facilitar a Visão e Missão da Rede TPP:

Visão: A cocriar um Portugal como referência mundial de Resiliência e Felicidade.

Missão: Facilitar a concretização de uma economia e cultura pós-carbono, através de Projetos e Empresas de Transição, que criem Rendimento a cuidar da Terra e das Pessoas.

Em 2014, celebraram-se 40 anos do 25 de abril. 1974, foi um momento em que se venceu o medo. No entanto, passados alguns anos, e porque a história e cultura de um povo, tende para falar com a D. Inércia, o medo voltou. Curiosamente, a dita sofreu fortes abalos no ano que passou. Pessoas e instituições consideradas intocáveis na nossa comunidade nacional, estão confrontadas com o poder judicial e dos media.

Já este ano, na Europa, a partir do berço da Democracia, sopram ventos de esperança..

Não tenhamos ilusões, os próximos anos e décadas vão ser difíceis! Fácil é ser radical ambiental ou cúmplice dum sistema destrutivo, díficil é fazer uma Transição que inclua a todos!

Grande abraço para os que merecem!

Exibições: 246

Tags: democracia, permacultura, permaculture, portugal, transition, transição

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Publicidade

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2017   Criado por João Leitão.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço